Confira algumas dicas de como limpar e tirar a gordura do parabrisa
Algumas vezes, temos a sensação de que o parabrisa está engordurado e não adianta esguichar água até acabar o reservatório. A poeira, a mão do motorista e insetos que batem no vidro acabam deixando resíduos no parabrisa.
Se você é daquelas que colocam apenas água no recipiente do limpador de parabrisa, saiba que o mercado oferece vários tipos de detergente, específicos para automóveis. Os frascos de 100ml custam entre R$ 4 e R$ 10.
O técnico em mecânica Jailson Mendonça Carvalho, de uma oficina na Baixada Fluminense, lembra que alguns motoristas usam detergente de lavar louça. No entanto, ele alerta para a quantidade do produto misturado à água no tubo do limpador do parabrisa.
“Não é recomendável o uso de detergente de lavar louças no limpador do parabrisa, porque corre-se o risco de colocar detergente demais e provocar muita espuma. E mais: o resíduo do detergente pode manchar o vidro e prejudicar a visão do motorista, sem falar que o sol pode manchar a lataria do carro. Por isso, é aconselhável usar produtos específicos”, comenta o mecânico.
Já para limpar o parabrisa durante a lavagem completa do carro, veja as dicas do mecânico:
– Use jornal ou papel toalha, pois não soltam fiapos e são eficientes
– Num balde, coloque um pouco d’água e detergente neutro, mas cuidado para não exagerar.
– Retire todo o excesso do detergente com bastante água
– Se tiver, utilize um rodo pequeno para tirar o excesso de água
– Use o jornal ou o papel toalha para secar totalmente o vidro
“Seguindo essas dicas básicas, você terá um parabrisa sempre limpo. Em caso de manchas no vidro, sugiro utilizar álcool. Mas apenas na mancha”, acrescenta Mendonça Carvalho.
Ele ressalta também a importância de não deixar resíduos da água com sabão na lataria para evitar manchas. Por isso, ele aconselha que se retire todo o excesso da mistura com bastante água.
“Mesmo no limpador do parabrisa ou durante uma lavagem geral do carro, é importante que seja retirado todo o resíduo da mistura, pois o contato do sol com a lataria pode marcar o carro, principalmente os de tinta metálica”, finaliza.